Biblioteca

Acervo virtual

Acesse agora nosso acervo virtual

Periódicos recomendados pela Coordenação do Curso de Letras – Português e Espanhol (EAD)

Sobre a Biblioteca FGF

A Biblioteca Antonieta Cals da FGF tem por finalidade atender às necessidades de informação, estudo, pesquisa e extensão dos seus usuários. Seu acervo conta com mais de 21.000 (vinte e um mil) volumes voltados para as áreas de interesses específicas dos cursos oferecidos pela faculdade. O acervo é composto a partir de listas de indicações de títulos elaboradas pelos professores e coordenadores dos cursos..

Biblioteca Virtual

Para ampliar o seu acervo bibliográfico, a FGF também disponibiliza uma Biblioteca Virtual com mais de 500 títulos nas mais diversas áreas do conhecimento. Ressaltando que o acervo é atualizado constantemente.

Para acessar basta que o aluno entre no seu “aluno online” e clique na opção Biblioteca Virtual. Os livros estão disponíveis para leitura no próprio site (precisa ter o programa ADOBE FLASH PLAYER instalado). Na ocasião, o aluno poderá imprimir o texto se desejar. E caso haja interesse em algum título, pode adquiri-lo através da nossa loja virtual, disponível no mesmo ambiente.

Com esta ação, a FGF reforça o seu compromisso de sempre oferecer o que tem de melhor para nossos alunos.

Objetivo

Proporcionar aos usuários/alunos acesso à informação de interesse da sua área de formação específica e/ou áreas afins.

Missão

Proporcionar ambientes e acervos adequados às necessidades informacionais da comunidade acadêmica.

Valores

Organização, agilidade e ambiente harmônico.

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta – 08h às 22h

Sábado – 08h às 12h

Localização

Bloco F – Sala 13

Email

biblioteca@fgf.edu.br

Serviços Oferecidos

Empréstimo Domiciliar
  • Serviço oferecido ao usuário docente, discente e técnico-administrativo para pesquisa fora do ambiente da Biblioteca e com data prevista para devolução do(s) material(is) solicitado. O empréstimo domiciliar é facultado aos professores, alunos e funcionários da Instituição. O empréstimo do livro poderá ser renovado, por igual período, desde que o mesmo não tenha sido solicitado por outro usuário.Alunos de graduação poderão retirar, por empréstimo, até 04 (quatro) livros de cada vez, por um período de 10 (dez) dias úteis, Funcionários poderão retirar, por empréstimo, até 03 (três) livros de cada vez, por um período de 10 (dez) dias úteis e professores poderão retirar, por empréstimo, até 06(seis) livros de cada vez, por um período de 15 (quinze) dias úteis.
Consulta Local
  • Consulta no próprio ambiente da biblioteca, dispondo de 36(trinta e seis) cabines individuais, sendo 10% para deficientes físicos e 02(duas) mesas grandes para estudo coletivo.
Levantamento Bibliográfico
  • Serviço de busca e recuperação da informação realizada nos diversos suportes informacionais, referente a dados fornecidos ou não.
Comutação Bibliográfica
  • Serviço de comutação on-line ou convencional(correios), que consiste na solicitação e recebimento de artigos de periódicos técnico-científicos, teses e anais de congressos existentes em outras bibliotecas nacionais e estrangeiras, que fazem parte da Rede Comut.
Normalização Bibliográfica
  • Orientações na elaboração dos trabalhos acadêmicos, conforme as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Manual Para Elaboração de Monografias e Projetos elaborados pela própria Faculdade.
Biblioteca Virtual
  • Consistirá em seleção de “sites” indicados pelos professores, correlacionados às disciplinas dos cursos e periodicamente atualizados.
Banco de Dados de Teses e Dissertações
  • Coleção de Teses e Dissertações dos mestres e doutores da FGF, que estarão disponíveis em meio impresso (na própria biblioteca) e em meio eletrônico através do endereço: www.fgf.edu.br.
Acesso a Base de Dados
  • A Biblioteca oferecerá acesso a bases de dados on-line e em CD-Rom especializadas nas áreas temáticas dos cursos oferecidos pela Instituição.

Política para atualização do acervo de livros e periódicos

A atualização do acervo bibliográfico e de periódico se dá através de solicitações à biblioteca pelos professores e coordenadores dos cursos e prioriza os seguintes critérios:

  • Bibliografias básicas e complementares dos cursos ofertados;
  • Solicitação de títulos atualizados pelo corpo docente e coordenação dos cursos;
  • Análise de catálogos referentes a lançamentos de títulos de livros e periódicos;
  • Solicitação junto às editoras de títulos em regime de consignação, para análise e avaliação pelos docentes e coordenadores;
  • Análise e verificação da demanda de títulos para aquisições de novos exemplares a fim de melhor adequação e atualização da coleção;
  • Parcerias, intercâmbio e convênios com outras instituições, visando aumentar o intercâmbio bibliográfico e de informações;
  • Empréstimo inter-bibliotecas; e
  • Espaço aberto para editoras, destinado à exposição de livros e revistas revertendo em doações de publicações para a biblioteca.

Política e facilidade de acesso ao material bibliográfico

A biblioteca da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza-FGF funciona de segunda a sexta de 07h30 as 22h e aos sábados de 08h as 12h. Possui seu acervo inteiramente automatizado e também disponível na internet/intranet através do site da Faculdade. O Acesso à coleção pode ser efetuado por meio do software MULTIACERVO. Todo o acervo está disponível em sua base de dados, onde os usuários podem realizar suas buscas/pesquisas em computador destinado exclusivamente para este fim. A pesquisa é efetuada através de campos específicos: autor; título; assunto, palavra-chave e/ou editora da publicação, sendo possível suas combinações. Além de realizar a pesquisa por estes indicadores específicos, recupera informações em qualquer parte da descrição bibliográfica, onde existem várias possibilidades de buscas e recuperação das informações armazenadas. O mesmo procedimento é usado para as pesquisas via internet/intranet, ou seja: autor, título e assunto.

A Comutação Bibliográfica-Comut- é outro serviço de recebimento de material bibliográfico que a biblioteca disponibiliza de apoio às pesquisas em geral.

Empréstimo e Reservas

O Regulamento de Empréstimos fornece as diretrizes internas para o uso do acervo, bem como normas de funcionamento da biblioteca.

O cadastro dos usuários é efetuado a cada semestre, permitindo, assim, uma atualização periódica.

O empréstimo domiciliar é facultado ao professores, alunos e funcionários da Instituição:

  • Alunos de graduação poderão retirar, por empréstimo, até 05 (quatro) livros de cada vez, por um período de 10 (dez) dias úteis.
  • Funcionários poderão retirar, por empréstimo, até 03 (três) livros de cada vez, por um período de 10 (dez) dias úteis.
  • Professores poderão retirar, por empréstimo, até 06 (seis) livros de cada vez, por um período de 15 (quinze) dias úteis.
  • empréstimo do livro poderá ser renovado desde que o mesmo não tenha sido reservado por outro usuário. A reserva é efetuada das seguintes formas: a) na própria biblioteca; b) através da internet pelo site da Faculdade, ficando sujeita a posterior confirmação.

Catalogação e disposição do acervo

A descrição bibliográfica utilizada para catalogação de materiais é o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR-2), com o nível 02(dois) da descrição bibliográfica. O acervo se encontra disposto de acordo com a Classificação Decimal de Dewey(CDD), em conjunto com a tabela para identificação de autores de Cutter.

Reprografia

O usuário tem disponível no âmbito da Faculdade um serviço de reprografia, sendo que, este serviço não está disponível no espaço físico da biblioteca.

Espaço físico para leitura e trabalho em grupo

As áreas de estudos estão divididas em 02(dois) ambientes: um para estudo individual e outro para coletivo, sendo 36(trinta e seis) cabines individuais e 02(duas) mesas grandes para o estudo coletivo.

Planos de expansão

O acervo bibliográfico tem sua expansão prevista com alocação de recursos orçamentários constantes de cronograma econômico-financeiro da IES. A expansão da coleção se dá através da solicitação sistemática dos professores e coordenadores em razão da atualização do acervo nas áreas do conhecimento, bem como para atender à demanda de novos cursos; bibliografias básicas e complementares de livros e obras de referência para os cursos em fase de reconhecimento e/ou implantação; periódicos de referência impressos ou eletrônicos; cujos títulos já façam parte da lista básica, conforme indicação dos docentes; obras que sejam de interesse para os cursos ofertados pela IES. No Plano de Desenvolvimento Institucional estão contempladas metas para a expansão física da biblioteca, com a ampliação e redimensionamento dos setores, possibilitando melhor desenvolvimento das atividades e serviços, com também mais conforto e comodidade à comunidade universitária.


Eventos

Conheça a programação de eventos da FGF

Calendário

Veja nossa programação do ano letivo

Agosto

DomSegTerQuaQuiSexSab
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Setembro

DomSegTerQuaQuiSexSab
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Outubro

DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Novembro

DomSegTerQuaQuiSexSab
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Dezembro

DomSegTerQuaQuiSexSab
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31


Confira o Calendário Acadêmico 2017.2


Avaliação Institucional - CPA

O Programa de Avaliação Institucional reveste-se de caráter dialógico, ao buscar a participação de todos os membros da comunidade acadêmica, seja durante o procedimento de avaliação propriamente dito, seja na utilização de seus resultados de modo que o conjunto de avaliadores e avaliados não se caracterize por posições antagônicas, mas facetas comuns a toda e qualquer parte integrante da organização.

Saiba mais

FGF Carreiras

Procurando dar um impulso na sua carreira profissional? A FGF lhe oferece as melhores oportunidades do mercado.

Veja mais

Informativos