Bacharelado em Engenharia da Computação - Faculdade Integrada Grande Fortaleza - FGF

FGF - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Central de Atendimento
0800 600 8700

Bacharelado em Engenharia da Computação

1. Objetivo

O curso de Bacharelado em Engenharia de Computação forma profissionais aptos a desenvolver novas soluções tecnológicas, no âmbito local, nacional e internacional, empregando os conhecimentos, técnicas e práticas apreendidas ao longo do curso com base em uma sólida formação ética, empreendedora e catalisadores do respeito ao meio ambiente e às pessoas.

O Engenheiro de Computação formado na FGF terá subsídios para desenvolver as seguintes habilidades e competências:

  • Especificar, projetar, desenvolver, implantar, adaptar, integrar e manter sistemas de computação, incluindo sistemas de automação industrial e comercial, robótica, sistemas embarcados, redes de computadores e computação móvel, com aplicações nas mais diversas atividades da sociedade,
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de solucionar problemas;
  • Adaptar-se às novas tecnologias;
  • Desenvolver aplicativos em linguagens procedurais e orientadas a objeto;
  • Projetar sistemas de software utilizando ferramentas de apoio;
  • Desenvolver aplicações para ambiente Web;
  • Desenvolver soluções para dispositivos móveis e sem fio;
  • Desenvolver aplicações baseadas em objetos distribuídos;
  • Conhecer equipamentos e serviços de redes;
  • Integrar sistemas heterogêneos;

Conviver em grupos com a perspectiva de solucionar problemas e tomar decisões.

2. Perfil da Carreira

O Engenheiro de Computação é um profissional de nível superior que congrega todo um conhecimento abrangente sobre computação e engenharia eletrônica, dominando diversas tecnologias e plataformas operacionais de hardware e software. Este profissional se dedica a trabalhar com o desenvolvimento de soluções convergentes entre o mundo analógico e o mundo digital, criando dispositivos e softwares embarcados para as mais diversas aplicações, nas áreas de inteligência artificial, reconhecimento de voz e imagens, sistemas operacionais, protocolos de comunicação, computação gráfica, multimídia e muito mais. Este profissional é capaz de exercer muitas funções no campo da computação, como a de programador, engenheiro de software, desenvolvedor de sistemas e aplicativos para dispositivos móveis, analista de suporte, analista de dados e de segurança da informação, etc. O Bel. em Engenharia da Computação pode atuar em software houses, fábricas de software, empresas de desenvolvimento de games e aplicativos para celulares, indústria de processadores e microcontroladores, oficinas de hardware e linhas de montagem de computadores e periféricos, entre outros. Como empreendedor, ele ainda pode montar sua própria start-up e ganhar muito dinheiro lançando dispositivos digitais, softwares, aplicativos e games.

Título: Bacharel em Engenharia de Computação

Nível: Superior

Faixa de remuneração: de R$ 3.000,00 a R$ 11.500,00

3. Estrutura Curricular

1º PERÍODO CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
ALGORITMO E LOGICA DE PROGRAMACAO 80 4
CIRCUITOS DIGITAIS 80 4
FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E ÉTICA 80 4
LOGICA MATEMATICA 80 4
INTRODUÇAO A TECNOLOGIA DA INFORMACAO 40 5
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 80 4
 TOTAL: 440 25
2º PERÍODO CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
ARQUITETURA E ORGANIZACAO DE COMPUTADORES 80 4
ESTRUTURA DE DADOS I 80 4
INTRODUÇÃO A PROCESSO E REQUISITOS DE SOFTWARE 80
LINGUAGENS DE PROGRAMACAO 80 4
MATEMATICA DISCRETA 80 4
 TOTAL: 400 16
3º PERÍODO CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
ANALISE E PROJETOS DE SISTEMAS 80 4
BANCO DE DADOS I 80 4
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 80 4
ESTRUTURA DE DADOS II 80 4
EMPREENDEDORISMO 40
 TOTAL: 360 20
4º PERÍODO CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
BANCO DE DADOS II 80 4
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 80 4
PROBABILIDADE E ESTATISTICA 80 4
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET 80 4
 TOTAL: 320 20
5º PERÍODO CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
ALGEBRA LINEAR 80 4
ENGENHARIA DE SOFTWARE I 80 4
FÍSICA APLICADA 80 4
LINGUAGENS FORMAIS E AUTOMATOS 40 2
SISTEMAS OPERACIONAIS 80 4
 TOTAL: 360 18
6º PERÍODO CARGA HOR. CRÉDITOS
ATIVIDADE COMPLEMENTAR I 240 12
COMPILADORES 80 4
METODOLOGIA CIENTIFICA 80 4
REDES DE COMPUTADORES 80 4
 TOTAL: 480 28
7º PERÍODO CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
ATIVIDADE COMPLEMENTAR II 240 12
INGLÊS INSTRUMENTAL I 40 2
INTELIGENCIA ARTIFICIAL 80 4
 TOTAL: 360 32
8º PERÍODO CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
COMPUTACAO GRAFICA 80 4
QUALIDADE DE SOFTWARE 80 4
ENGENHARIA DE SOFTWARE II 80 4
TECNICAS DE OTIMIZACAO 80 4
 TOTAL: 320 16
9º PERÍODO CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
ESTAGIO I 160 4
GERENCIA DE PROJETOS 40 2
SISTEMAS EMBARCADOS 80 4
ROBOTICA 80 4
 TOTAL: 360 14
10º PERÍODO CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
ESTAGIO II 160 4
MONOGRAFIA 40 2
 TOTAL: 200 6
TOTAL GERAL 3600 195

4. Duração do Curso

– 10 Semestres

5. Corpo Docente

 

6. Documentação para Matrícula

Os documentos, abaixo listados, devem ser apresentados em cópia com os originais, após aprovação no Processo Seletivo.

– Certificado do Ensino Médio
– Comprovante de Residência
– Histórico do Ensino Médio
– Carteira de identidade
– CPF
– Título de eleitor
– Certificado de Reservista Militar (OBRIGATÓRIO PARA CANDIDATOS DO PÚBLICO MASCULINO)
– Certidão de Nascimento ou Casamento
– Foto 3X4

O resultado do Processo Seletivo, será enviado ao candidato através de e-mail ou SMS.

7. Coordenação do Curso