A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou na última quarta-feira (8) as 285 instituições de ensino superior (IES) que foram habilitadas a iniciar os projetos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) é a única instituição privada em toda Região Metropolitana de Fortaleza a participar do programa.

Com 48   bolsas ofertadas, sendo 24 para o curso de Educação Física e outras 24 para Letras-Inglês,   as escolas que a FGF irá atuar nesta edição do Programa são:

Escola Municipal Thomaz Pompeu Sobrinho;

EEEP Jaime Alencar de Oliveira;

Escola Municipal Waldemar Barroso;

Escola Municipal Zaira Monteiro Gondim;

Escola Municipal Vicente Fialho;

Escola Municipal José Ayrton Teixeira.

→ Formação docente

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o PIBID estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada formativa. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente da FGF.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), desde o final de 2008 até fevereiro deste ano, período correspondente às edições anteriores do PIBID, participaram do Programa mais de 206 mil alunos de licenciatura. Este ano, a previsão é que sejam concedidas pouco mais de 45 mil bolsas para alunos de licenciatura dos cursos abrangidos pelos subprojetos.