Avaliação Institucional

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – determinou três pilares para compor a avaliação do ensino superior brasileiro:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
  • Avaliação externa, a ser executada por uma comissão indicada pelo MEC;
  • Auto-avaliação institucional, realizada pela CPA.

O Programa de Avaliação Institucional reveste-se de caráter dialógico, ao buscar a participação de todos os membros da comunidade acadêmica, seja durante o procedimento de avaliação propriamente dito, seja na utilização de seus resultados, de modo que o conjunto de avaliadores e avaliados não se caracterize por posições antagônicas, mas facetas comuns a toda e qualquer parte integrante da organização.

Busca, também, o levantamento participativo de informações a respeito da instituição, utilizando-se da conjunção de modelos de avaliação responsiva, de modo a beneficiar-se não apenas dos resultados intencionalmente produzidos, mas também daqueles que, embora extremamente significativos, involuntariamente se fazem observar.

Orienta, ainda, a instituição na busca do autoconhecimento, de forma a favorecer o desenvolvimento do potencial inovador de seus integrantes, nas diferentes instâncias gerenciais que a compõem, paralelamente aos procedimentos de gerenciamento de recursos humanos e materiais que a instituição possa instaurar.

Resguarda, por fim, o bem estar pessoal e social dos envolvidos no processo, por meio de direcionamento imparcial dos procedimentos, de modo que a comunidade acadêmica perceba a avaliação institucional como instrumento ético de desenvolvimento de pessoas e processos.

Por tudo isto, a avaliação há de ser rotineira, obedecendo a uma periodicidade regular, sem estar associada a momentos de crise, devendo, por conseguinte, ser percebida não como ameaçadora, mas caracterizar-se como produtiva e propiciadora de melhorias de desempenho institucional

Participe da Avaliação Institucional

Sugestões para a Avaliação Institucional por parte da comunidade acadêmica podem ser enviadas para o e-mail da FGF ou diretamente para o e-mail do coordenador da CPA, irapuan@fgf.edu.br.

Unidades Administrativas da FGF ou segmentos organizados da comunidade acadêmica podem, também, solicitar à CPA reunião para a discussão de temas relevantes ao processo de avaliação.

Links

www.mec.gov.br/conaes
www.mec.gov.br/inep


Eventos

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Calendário

Veja nossa programação do ano letivo

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Junho

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Agosto

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Setembro

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Outubro

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Novembro

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Dezembro

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Avaliação Institucional - CPA

O Programa de Avaliação Institucional reveste-se de caráter dialógico, ao buscar a participação de todos os membros da comunidade acadêmica, seja durante o procedimento de avaliação propriamente dito, seja na utilização de seus resultados de modo que o conjunto de avaliadores e avaliados não se caracterize por posições antagônicas, mas facetas comuns a toda e qualquer parte integrante da organização.

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