Proposta Educacional

A educação sai dos limites da sala de aula e abrange todas as atividades educacionais, fazendo com que o educar e o ensinar sejam os princípios dos relacionamentos institucionais com o corpo docente, discente e administrativo.

A Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF assume recuperar, a partir do projeto político-pedagógico institucional, as raízes da instituição social que é a universidade, questionando criticamente as funções que hoje se espera que ela exerça. Reconhece que situações de mudanças são, de fato, portadoras de incertezas e de riscos, mas que, dialeticamente, são, do mesmo modo, possibilidades de transformação, pois apontam para o novo a ser conquistado, exigem um redirecionamento no modo de se compreender a realidade e, principalmente, de transformá-la – assumir o dinamismo histórico para uma inserção real no mundo social. É preciso aceitar os desafios historicamente colocados, sem cair em uma postura de ingenuidade prática ou de imobilismo radical. Nessa direção torna-se necessário compreender o embate existente entre a necessidade de uma formação humanística que incorpore, ao mesmo tempo, os avanços postos pela tecnologia e pela informação.

Para atingir esses objetivos, a instituição deseja o desenvolvimento de competências que sejam transversais entre os diferentes níveis do conhecimento e dos saberes.  Isso implica na preocupação com a contextualização do saber em situações-problema reais e projetos, em tarefas e desafios que incitem os alunos a mobilizar e a complementar seus conhecimentos no diálogo permanente com a vida e com o objeto de estudo da profissão. Estabelece-se uma relação bidirecional da teoria com a prática, como também do concreto para o abstrato, do real para o conceitual, gerando aprendizagens significativas.

Reconhece-se, portanto, que o processo de ensino-aprendizagem ocorre e se desenvolve num determinado momento histórico, em três dimensões: humana, político-social e técnica. Para tal, procura estabelecer ainda pontes entre o conhecimento instrumental, vinculado às demandas de mercado, sem preterir a dimensão social, moral e ética da educação. Em síntese, esta proposta pedagógica baseia-se na interatividade e dialogia, considerando os diferentes saberes e experiências do aluno.

Diante do pressuposto de que o conhecimento se adquire em situações de compartilhamento, a FGF entende que o professor tem como condição de sua atividade uma atitude reflexiva, que o leva a compreender o modo como exerce influência no processo de aprendizagem. Aos seus professores, lança o desafio para combinarem os elementos filosóficos e políticos (concepções de mundo) de maneira a contribuir na formação dos alunos como seres dialógicos num contexto sócio-histórico.

A tarefa de ensinar, considerando os variados cursos oferecidos pela FGF, exige que o professor seja incluído numa atmosfera educacional, em que visualize as especificidades do conteúdo a ensinar, sem desconsiderar o sujeito-aluno e o contexto de significados aos quais pertence.

A sala de aula é considerada um espaço social, em que o professor deve saber conviver com as singularidades presentes no ato educativo. Alinhada a esse pensamento, a docência é vista como uma atividade que exige, para seu exercício, um compromisso com a formação ampla do educando.

Ao considerar o aluno como importante variável do processo, estando atenta às diferentes modalidades de aprendizagem, espera-se, pois, que o educador assuma uma postura tal, que favoreça a autonomia intelectual dos educandos. O aluno não depende, portanto, somente do professor para aprender.

A aprendizagem é vista pela Instituição como processo interativo que comporta diferenças intergrupos e de individuo para individuo, reforçando a importância de paradigmas não normatizadores das diferenças e particularidades humanas.


Eventos

Conheça a programação de eventos da FGF

Calendário

Veja nossa programação do ano letivo

Março

DomSegTerQuaQuiSexSab
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Maio

DomSegTerQuaQuiSexSab
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Junho

DomSegTerQuaQuiSexSab
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Julho

DomSegTerQuaQuiSexSab
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Agosto

DomSegTerQuaQuiSexSab
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Setembro

DomSegTerQuaQuiSexSab
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Outubro

DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Novembro

DomSegTerQuaQuiSexSab
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Dezembro

DomSegTerQuaQuiSexSab
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31


Confira o Calendário Acadêmico 2017.1


Avaliação Institucional - CPA

O Programa de Avaliação Institucional reveste-se de caráter dialógico, ao buscar a participação de todos os membros da comunidade acadêmica, seja durante o procedimento de avaliação propriamente dito, seja na utilização de seus resultados de modo que o conjunto de avaliadores e avaliados não se caracterize por posições antagônicas, mas facetas comuns a toda e qualquer parte integrante da organização.

Saiba mais

FGF Carreiras

Procurando dar um impulso na sua carreira profissional? A FGF lhe oferece as melhores oportunidades do mercado.

Veja mais

Informativos