Responsabilidade Social - Faculdade Integrada Grande Fortaleza - FGF

FGF - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Central de Atendimento
0800 600 8700

Responsabilidade Social

A Faculdade Grande Fortaleza, conhecendo os problemas sociais de sua comunidade, habilita-se a ser Responsável Socialmente, escolhendo como área social de atuação a formação cidadã e como problema específico o fomento ao comportamento de convívio coletivo sublime.

Nesse sentido, desde sua fundação, no ano 2000, empenha-se na realização de atividades de cunho social como a reciclagem de lixo, inclusão digital, educação de jovens e adultos, escolinha de esportes à comunidade e atendimento jurídico gratuito, além de ações realizadas diretamente por seu corpo docente nas atividades extracurriculares e de campo.

APEC

Alicerçada em bases sólidas de responsabilidade social, ética e desenvolvimento, a FGF fundou a Associação de Estudos e Pesquisas Técnico-Científica (APEC) com o objetivo de atender à população que mora nas imediações da faculdade e bairros adjacentes, focando nas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, com vistas a prevenir fatores de risco social, bem como fortalecer vínculos familiares e comunitários. Desde que foi criada, em 22 de maio de 2006, a APEC desenvolve projetos que se enquadram no âmbito da Proteção Social Básica, oferecendo serviços de relevância pública, através de parcerias com entidades públicas e privadas, nas áreas de cultura, esporte, ensino e saúde. Ao longo dos anos, professores, funcionários e alunos da instituição têm empreendido esforços para levar aos populares atividades de socialização, esportivas, aulas de reforço, bem como de preparação para o mercado de trabalho.
Acesse: www.apec.org.br

Coleta Seletiva

O Projeto de Reciclagem de Lixo no Campus visa tornar a reciclagem de lixo um ato cotidiano da vida acadêmica como extensão do Homem. Em nosso Campus, temos um “Camburão” com capacidade para 1(uma) tonelada, para armazenar e separar o lixo coletado. O nosso diferencial é que a arrecadação de dinheiro obtido com a venda do lixo é utilizado para a compra de uniforme e lanches para os voluntários dos cursos gratuitos oferecidos pela Instituição.

Brincar na FGF

O Projeto Brincar na FGF proporciona qualidade de vida à comunidade, por intermédio da prática do desporto e recreação, tendo o objetivo de construir hábitos saudáveis, facilitando a aprendizagem, melhorando a expectativa de vida, o condicionamento físico, psíquico e socialização da comunidade João XXIII de uma forma global.

Atendimento Jurídico

Os alunos do curso de Direito realizam, nas dependências da FGF, atendimento jurídico supervisionado à comunidade do entorno. Nesse sentido, a FGF é parceira da Defensoria Pública e da OAB.

Terça com Feira

Terça com Feira consiste na exposição e venda, às terças–feiras, de trabalhos manuais, de artistas que, em sua maioria, possuem o artesanato como única fonte de renda para si e suas famílias. São expostas à venda bolsas, bonecas de pano, chaveiros, biscuit, pintura para jardim, caixa para presente, chinelas decoradas, toalha com ponto cruz, jarros de flores, cestas, arte em vidro, tecido, EVA, peso de porta, caixa de madeira, terços, arte em jornal, crochê e lembranças do Ceará.

Quinta com Arte

O projeto iniciou em 2004 e tem por objetivo promover apresentações culturais com artistas locais, às quintas-feiras, no pátio da Faculdade da Grande Fortaleza – FGF. As apresentações consistem em encenação teatral, apresentação de humor, bandas de música e dança, proporcionando momentos de descontração à comunidade acadêmica.

Língua é Legal

O Projeto Língua é Legal tem por objetivo a promoção do conhecimento e aperfeiçoamento sobre língua portuguesa, língua inglesa e língua japonesa, proporcionando a crianças, adolescentes e adultos a melhoria da competência comunicativa nas quatro habilidades: fala, escuta, escrita e leitura.

Reforço de Matemática

Elevar o desempenho escolar é uma das metas do Programa Caminhos do Saber. Para isto, o curso de Matemática Básica, por exemplo, é voltado para explicação de reforço e aplicação de exercícios dos assuntos vistos pelos alunos, durante a semana, na escola onde estudam.

A Faculdade Grande Fortaleza orgulha-se das ações desenvolvidas e reconhece que, somente pelo comprometimento das partes envolvidas, a sociedade do conhecimento alcançará, de modo homogêneo, um grau satisfatório de cidadania.

Caso você queira propor ou participar de projetos, escreva para fgf@fgf.edu.br que entraremos em contato com você!