O Prof. Dr. Hitalo Nascimento, docente dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Análise de Sistemas e Sistemas para Internet na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF, teve recentemente dois artigos publicados nas revistas internacionais Progress In Electromagnetics Research Letters e IEEE Latin America Transactions.

Os artigos, intitulados “Application of Multiagent Systems to Three-Dimensional Positioning Problem in Indoor Environments Based on IEEE 802.11” e “Indoor Localization Algorithm based on Fingerprint Using a Single Fifth Generation Wi-Fi Access Point”, pertencem a um conjunto de oito trabalhos publicados ao longo do curso de Doutorado em Engenharia de Teleinformática no Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio – GTEL – UFC, os quais possuem como tema central de pesquisa o posicionamento, localização, rastreamento e navegação de pessoas e objetos em ambientes fechados.

De acordo com o professor, o tema em questão é motivado pela baixa precisão do sistema de posicionamento global (GPS) em ambientes fechados, devido à atenuação dos sinais dos satélites, bem como os diversos obstáculos e materiais que compõem esses espaços – paredes, pisos e divisórias – e tornam essa tecnologia inadequada para o posicionamento nesses lugares.

Entre as inúmeras aplicações desse tema de pesquisa, destacam-se: posicionamento de robôs móveis, assistência a sistemas de emergência e à navegação em shoppings, escolas, universidades, aeroportos e hospitais.

Mais informações podem ser obtidas nos seguintes sites:

PIER Letters

GTEL